Translate

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

IGUALDADE DE DIREITOS CIVIS E POLÍTICOS ENTRE PORTUGUESES E BRASILEIROS.


Nesta postagem, irei falar sobre o tema de Igualdade de Direitos Civis e Políticos entre Portugueses e Brasileiros.
Esta modalidade foi devidamente tradada entre os Governos de Portugal e Brasil, e no ano de 2000, foi assinado o Tratado de Porto Seguro, que convencionou as diretrizes, para aproximação destes dois povos lusófonos, de maneira que sejam uma ponte de estreitamento de amizade, não só com os dois países, mas também entre a União Européia e Mercosul.
Apesar de não ser muito divulgado, muitos brasileiros e portugueses, já desfrutam dos benefícios deste presente acordo, o que faz um grande diferencial em relação aos demais estrangeiros residentes no Brasil e em Portugal, pois permite, além de ter ou possuir a carteira de identidade igual aos cidadãos de ambos os países, a prestar concurso público dentre outras vantagens, ficando isentos de ter que trocar a carteira de permanente a cada 09 (nove) anos, dentre outros benefícios.
Para ter os Direitos Civis, basta apenas ter efetivo a residência permanência e para ter cumulativamente os Direitos Civis e Políticos, deve ter no mínimo 03 (três) de residência em ambos os países. Lembrando que a partir do momento que requerer este benefício, seus direitos ficarão suspensos no país de origem ou até num futuro, requerer a nacionalidade.
As legislações que amparam o presente acordo são:

Aprova o Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, assinado em Porto Seguro em 22 de Abril de 2000
http://www.sef.pt/img/vazio.gif
Ratifica o Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, assinado em Porto Seguro em 22 de Abril de 2000
http://www.sef.pt/img/vazio.gif
Regulamenta a aplicação do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, assinado em Porto Seguro, no que respeita ao regime processual de atribuição e registo do estatuto de igualdade aos cidadãos brasileiros residentes em Portugal.
Resolução da Assembleia da República n.º 83/2000
Aprova, para ratificação, o Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, assinado em Porto Seguro em 22 de Abril de 2000.
A Assembleia da República resolve, nos termos da alínea i) do artigo 161.º e do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, aprovar, para ratificação, o Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, assinado em Porto Seguro em 22 de Abril de 2000, cujas duas versões em língua portuguesa. (Fonte; Portal do MRE e SEF).  ANTONIO HONORIO VIEIRA, Contador CRC/ES, Pós Graduado em Perícia Civil e Trabalhista, Consultor Especializado em Vistos para Estrangeiros.  Contato: 55 27 99979 1960///Email: vixvisa@gmail.com///Facebook: vixvisa///Skype: vixvisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário