Translate

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

CONCESSÃO DE NATURALIZAÇÕES NO BRASIL REGISTRA SEGUNDO MELHOR DESEMPENHO

Nesta postagem irei transcrever notícia do Portal do Ministério da Justiça, sobre a quantidade de Naturalizações deferidas durante o ano passado, mesmo afirmando que o processo está menos burocrático, eu pela minha experiência, digo, que é exigido muitas vezes documentos totalmente desnecessários, tais como antecedentes criminais do país de origem e de nacionalidade, principalmente dos estrangeiros permanentes que são casados com brasileiros ou possuem filhos brasileiros, declaração de entradas e saídas, controle estes que a Polícia Federal já tem registrados em seus arquivos, dentre outras exigências.  Mas a principal é a morosidade da Justiça Federal para entregar o certificado de Naturalização, conheço casos que já tem mais de 01 (um) ano, e ainda não tem data marcada para ser entregue, com total falta de respeito com o novo cidadão brasileiro.

"Brasília, 15/1//14 –  As concessões de naturalização a estrangeiros feitas pelo Ministério da Justiça (MJ) chegaram a 1.587 em 2013. O número de pedidos deferidos pelo Departamento de Estrangeiros se aproximou do recorde registrado em 2010, quando foram registradas 2.116 naturalizações.
O aumento é justificado pela desburocratização dos pedidos e da própria análise do Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), setor vinculado ao MJ e que analisa solicitações de estrangeiros. 

O secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, reforçou que a naturalização é o instrumento de preferência para regularização no país, pois sinaliza o ânimo de permanência. 
“Desburocratizamos as exigências para que sejam mais factíveis aos que aspiram ter o Brasil como um novo lar. Passamos a interpretar a naturalização conforme a Constituição", comentou Paulo Abrão.
O site do MJ explica os tipos de naturalização e quais os procedimentos que o estrangeiro deve adotar até obter o certificado com a nacionalidade brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário