Translate

domingo, 7 de setembro de 2014

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA INSTITUI MODELO ÚNICO PARA CERTIDÕES DE REGISTRO CIVIL

Nesta postagem, irei transcrever noticia do site do Ministério da Justiça, sobre a implantação de um novo modelo de Certidões de Registros Civil (Nascimento, Casamento, óbito, etc), ai o leitor me pergunta, o que isto tem a ver com estrangeiro, eu penso que tudo a ver.  Porque com a edição da nova Portaria nº 1351/2014, para dar mais celeridade aos processos de vistos pelo casamento e por filho brasileiro principalmente, a consulta da veracidade das referidas certidões, poderá ser realizada por meio eletrônico, evitando assim, demora demasiada e oficiar-se-à aos cartórios de registros civil sobre a veracidade da referida certidão, este trâmite as vezes demora meses, mas atualmente com o selo digital e modelo único proposto pela presente portaria, facilitará e muito a confirmação da veracidade da certidão e com isso os processos terão um trâmite mais rápido.
"Portaria do MJ e SDH institui modelo único para certidões de registro civil
Mudanças nas certidões de nascimento, casamento e óbito fazem parte da informatização de todos os cartórios
Brasília, 4/9/2014 – Uma Portaria do Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) cria novas regras para certidões de registro civil, como óbito, nascimento e casamento. As normas foram publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira (4). As mudanças fazem parte da informatização de todos os cartórios e tem como benefício a possível conferência online da veracidade de um documento e o cerco contra a falsificação.
Portaria Interministerial 1.537/2014 complementa e amplia o decreto que criou o Sistema Integrado de Registro Civil (SIRC). Pelas novas regras haverá um modelo único das certidões para todo o território nacional. Esse modelo inclui também o tipo de papel a ser impresso. A primeira via continua sendo gratuita a todos os cidadãos. A matrícula, número de cada documento, será única e nacional. Esse sistema ficara à disposição também da Dataprev e Previdência Social.
Todas as certidões emitidas a partir da mudança serão digitalizadas no SIRC, criando assim um banco de dados confiável para a população. As certidões emitidas anteriormente também serão colocadas no sistema, gradativamente.
Com o SIRC será possível conferir se uma criança que embarca para o exterior, por exemplo, está registrada com nome falso, caso em que seria vítima de tráfico de pessoas". Fonte: Ministério da Justiça 
www.justica.gov.br  imprensa@mj.gov.br  (61) 2025-3135/3315.   ANTONIO HONORIO VIEIRA, Contador CRC/ES, Põs Graduado em Perícia Civil e Trabalhistsa, Consultor Especializado em Vistos para Estrangeiros.  Contato: Telefone: 55 27 99979 1960////Email: vixvisa@gmail.com////Facebook: vixivsa////Skype: vixvisa////Whatsapp: 55 27 99979 11960.

Nenhum comentário:

Postar um comentário