Translate

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

MINISTÉRIO DO TRABALHO E FGV APRESENTAM RESULTADOS DE PESQUISA SOBRE IMIGRAÇÃO.

Nesta postagem, irei transcrever noticia do Ministério do Trabalho em parceria com a Fundação Getúlio Vargas - FGV, a repeito da importância da importação de mão-de-obra estrangeira qualificada, para a contribuição do desenvolvimento do Brasil. Infelizmente, a contratação dessa mão-de-obra, é muito burocrática, e as vezes, as exigências são difíceis cumprimentos, o que na maioria das vezes, desanimam os nossos empresários tal contratação.  Espero, que com este estudo, possam identificar os gargalos de nossa burocracia e finalmente destravar este nó.  No final, quem sairá ganhando, será o Brasil, principalmente com transferência de tecnologia e conhecimento.

"IMIGRAÇÃO
Objetivo é estimular ingresso de mão de obra qualificada e altamente qualificada no Brasil
Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2015, 10h02
Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2015, 08h35
Acessos: 468


O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) e a Fundação Getúlio Vargas apresentam, na manhã desta terça-feira (1°), os primeiros resultados da pesquisa com avaliação de cenários e propostas para políticas públicas de imigração, que estimulem a atração de mão de obra qualificada e altamente qualificada. A apresentação ocorre no seminário Imigração como Vetor de Desenvolvimento do Brasil, na sede da FGV, em Brasília, a partir das 8h30.
O estudo é resultado de parceria estabelecida em agosto deste ano, com objetivo de propor medidas que contribuam para a atração de trabalhadores estrangeiros, qualificados e altamente qualificados, transformando-se em um vetor estratégico para o desenvolvimento do país. O trabalho foi realizado a partir de dados extraídos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de Organizações Internacionais, além de bases de dados do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) e da Instituição de Ensino e Pesquisa.
“A pesquisa se propõe a criar subsídios e estabelecer parâmetros para as políticas públicas de imigração formuladas pelo Estado brasileiro. Por isso, a FGV comparou o que é realizado em nosso país, com iniciativas empreendidas em nações com alto desenvolvimento econômico e social, como Portugal, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Canadá e Estados Unidos da américa”, explica o coordenador do CNIg, Luiz Alberto Matos dos Santos.
Dessa ampla revisão, os técnicos das duas instituições devem apresentar propostas para aprimorar a legislação e o ambiente institucional nacional, diante das aceleradas transformações em curso no cenário laboral internacional. O evento vai contar, ainda, com a participação de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e de representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da prefeitura de São Paulo e do Congresso Nacional.
Com a pesquisa, o MTPS procura posicionar o Brasil de maneira mais eficiente no mercado de trabalho global, para aproveitar as possibilidades abertas pelo acelerado aumento do fluxo de pessoas em todo o mundo e contribuir para maximizar os retornos em termos de incorporação tecnológica, inovação e desenvolvimento socioeconômico.
Dados – Em 2014, foram geradas mais de 6 milhões de Carteiras de Trabalho no país, sendo 61.076 para estrangeiros. O país emitiu, no período, 47.259 autorizações de trabalho, o que representa, desde 2011, uma redução de 31,6%. O Caged registrou 33.557 admissões no ano passado, contra 13.738 demissões. Já a média salarial desses trabalhadores foi de R$ 1.815. 
Serviço:
Seminário Imigração como Vetor de Desenvolvimento do Brasil
Data: 1°/12/2015
Hora: 8h30 às 13h15
Local: FGV (SGAN Av. L2 Norte - Quadra 602 - Módulos A, B e C)".  Fonte: Site - www.mte.gov.br  --- ANTONIO HONORIO VIEIRA, Contador CRC/ES, Consultor Especializado em Vistos para Estrangeiros, Contato: Email: vixvisa@gmail.com///Telefone: +55 27 99979 1960/////Skype: vixvisa////Whatsapp: +55 27 99979 1960



Nenhum comentário:

Postar um comentário