Translate

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO SOBRE IMIGRANTES NO BRASIL

"MIGRAÇÃO
Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2015, 20h57 | Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2015, 20h57 | Acessos: 357
Declaração foi feita em evento na Câmara dos Deputados. Ministro considerou ainda que as políticas devem levar em consideração a solidariedade e o respeito à dignidade dos estrangeiros

Ministro na abertura do II Seminário Internacional sobre Novos Fluxos de Trabalhadores Migrantes para o Brasil
O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, declarou, na manhã desta quinta-feira (22), que o Brasil deve estar aberto a acolher os imigrantes que cheguem ao país para viver e trabalhar e defendeu as políticas do governo dirigidas para esse público. “Nós devemos modernizar a legislação e devemos construir políticas que incluam a solidariedade como um conceito que sustenta a nossa sociedade e o nosso futuro, que sustenta aquilo tudo que queremos para nosso país”, afirmou.
O pronunciamento foi feito na abertura do II Seminário Internacional sobre Novos Fluxos de Trabalhadores Migrantes para o Brasil, que ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília. “A troca de experiências de brasileiros com estrangeiros é fundamental para a transformação de nossa identidade nacional, formada por imigrantes e que é viva, ou seja, está sempre em movimento”.
O ministro defendeu ainda que as políticas para os imigrantes devem sempre se pautar pelo respeito à dignidade das pessoas, em relação aos refugiados ou aos demais estrangeiros. Por isso, na oportunidade, Rosseto destacou a importância das trocas culturais entre brasileiros e estrangeiros e confirmou sua recusa às manifestações de racismo ou de xenofobia. “Quero manifestar repúdio a todo e qualquer ato de racismo e xenofobia. É inaceitável, intolerável, este tipo de conduta. A punição de pessoas que agem assim deve ser exemplar, para impedir que os atos se repitam”, justificou.  
Durante a apresentação, Rossetto destacou também a importância do Seminário, no momento em que a Câmara dos Deputados põe em tramitação a Lei da Imigração (PL 2516/15). “O debate, com certeza, vai contribuir com conteúdos importantes para o aperfeiçoamento da nossa legislação”, afirmou.  
Relatório – No seminário, foi divulgado o novo Relatório Anual do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), com dados sobre a inserção do imigrante no mercado de trabalho formal brasileiro. “Fruto de uma parceria do MTPS com a Universidade de Brasília, o Relatório oferece um conjunto de informações fundamentais e significa um esforço de transparência e de conhecimento da situação das migrações para o debate nacional”, explicou o ministro.
O documento destaca que o número de imigrantes inseridos no mercado de trabalho formal brasileiro cresceu 126%, em quatro anos, passando de 69 mil, em 2010, para 156 mil em 2014. No primeiro semestre de 2015, o comportamento da movimentação dos trabalhadores imigrantes no mercado formal manteve a tendência do ano anterior, com o número de admissões superando o de demissões. Foram 11 mil contratações até julho de 2015, contra 2.846 demissões, saldo positivo de 8 mil contratações. Já entre 2014 e agosto de 2015, foram emitidas 88 mil Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para estrangeiros.
Evento – O seminário discutiu as imigrações internacionais e a inserção desses trabalhadores no mercado de trabalho, a gestão migratória nos países que mais receberam imigrantes na primeira década do século 21 e as propostas atuais de políticas migratórias no Brasil. O evento contou com a presença de especialistas do Brasil, da Europa e dos Estados Unidos, do MTPS e do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra)". Fonte: Site do Ministério do Trabalho e Emprego.  ANTONIO HONORIO VIEIRA, Contador CRC/ES, Consultor Especializado em Vistos para Estrangeiros. Contato: Email: vixvisa@gmail.com///Telefone: +55 27 99979 1960///Skype: vixvisa///Whatsapp: +55 27 99979 1960

Nenhum comentário:

Postar um comentário